Vacinas para cachorro: qual a importância de vacinar os pets?

10 de agosto de 2021

Quem tem animal de estimação sabe que as vacinas já fazem parte dos gastos da casa. Vacinar os pets é um ato de amor e responsabilidade que o tutor deve ter quando decide criar um animal. Por isso, o PetPlay vai tirar algumas dúvidas importantes sobre as vacinas para cachorro.

Conversamos com a veterinária Tatiane Abreu, da Clínica VetMaster, que nos explicou quais vacinas os cachorros devem tomar, principais vacinas e outras dúvidas essenciais para cuidar da saúde dos animais.

Segundo as diretrizes de vacinação da Associação Veterinária Mundial de Pequenos Animais (WSAVA), de 2017, a orientação para a aplicação de vacinas para cães e gatos é dividida em vacinas essenciais e não essenciais.

Vacinas essenciais

As vacinas essenciais são aquelas que todos os cães devem receber em determinado intervalo com o objetivo de produzir imunidade durante toda a vida. As vacinas essenciais para o cão são contra a cinomose, a adenovirose tipo I e II, a parvovirose tipo II e a vacina antirrábica.

Vacinas não essenciais

As vacinas não essenciais são aquelas baseadas nos riscos geográficos e ambientais em que o animal está exposto. São elas: traqueobronquite infecciosa canina, leptospirose, hepatite e parainfluenza.

Como o Brasil é um país tropical, muitas destas doenças ocorrem com frequência, sendo necessário a sua inclusão nos protocolos de vacinação. As vacinas não recomendadas são as que não tem comprovação ou sustentação científica, por não possuir eficácia comprovada.

Vacinas essenciais para cachorros 

Para a vacinação dos cachorros, é recomendada a vacina múltipla que é aplicada em intervalos de 3 semanas, totalizando 3 doses, e deve ser reaplicada uma dose anualmente.

Além da vacina antirrábica para cachorro, que deve ser aplicada a partir da 12ª semana do animal e é necessário o reforço anual. No caso do protocolo de vacinação em cães adultos, duas doses da vacina múltipla são consideradas suficientes, mantendo o reforço anual.

Quais vacinas o gato deve tomar?


Foto: Pexels

A vacinação para os gatos que são consideradas como essenciais são as vacinas contra o parvovírus felino (causador da panleucopenia) e o herpesvírus felino. A vacinação antirrábica para gatos em alguns países também é considerada essencial.

Já a vacinação contra a leucemia felina é um ponto de discussão entre especialistas por não ser considerada essencial. No entanto, pode ser considerada uma imunização essencial em áreas geográficas onde se evidencia sua ocorrência como no Brasil.

Vacinas essenciais para gatos

Já para a vacina quíntupla felina (que inclui a leucemia felina) é necessário testar o animal para o vírus da leucemia. Em caso de resultado positivo, deve-se vacinar com a quádrupla felina e aplicar o reforço em 3 semanas e anualmente. A vacina antirrábica deverá ser aplicada na 12ª semana de vida do animal e anualmente.

PetPlay: um app para cuidar dos pets 

Se você ainda não usa um aplicativo para pets, está perdendo vários benefícios para cuidar do seu animal e ainda ganhar muitos descontos e recompensas. Só no PetPlay app você tem mais de 30 lojas parceiras para ganhar descontos para o seu pet e toda a família. Já que o aplicativo tem lojas de vários segmentos.

Com apenas R$ 9,90/mês você pode cadastrar todas as informações sobre a saúde de seus pets,  como a carteira de vacinação, carteira de vermifugação, agenda de banhos, remédios, consultas e ganhar todo mês um novo cupom de desconto nas lojas parceiras, além do acesso ao Programa de Recompensas, o acesso ilimitado aos conteúdos e muito mais.

Baixe agora mesmo e conheça gratuitamente o cadastro de informações de saúde do seu pet. O PetPlay app está disponível na Google Play ou Apple Store.

Fontes: Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária e Imunologia Veterinária UNIPAM