Quais são os tipos de coleira para cachorro?

4 de janeiro de 2021

Você sabia que os tipos de coleira para cachorro possuem cada um uma finalidade diferente? Cada coleira também é feita pensando no porte do animal, para que ele fique devidamente preso durante os passeios, além de não incomodar o pet apertando demais.

cachorro com a língua para fora

Por esse motivo, é muito importante que o tutor saiba quais os tipos de coleiras para cãesque existem e quais modelos são mais adequados para seu bichinho. Veja nossas dicas e acerte na escolha!

Principais tipos de coleira para cachorro

Muito além da estética, a coleira para cachorro serve para manter o pet em segurança durante os passeios, além de também ajudar a identificá-lo com uma plaquinha contendo as informações do tutor. Veja a seguir os principais modelos que existem:

Coleira plana tradicional

Esse modelo é em formato de tira e vai ao redor do pescoço do cão, geralmente utilizado em casa pelos bichinhos e ideal para colocar as informações dele e do tutor. Essa coleira também pode ser usada com a guia durante as caminhadas, porém somente com pets tranquilos e que não puxam.

Coleira de liberação rápida

Está entre os tipos de guia para cachorro que devem ser usados em áreas onde o cão pode ser solto em segurança. É fácil de destravar e substitui os modelos que funcionam com fivela. Proporcionam mais controle do animal para o tutor.

Enforcador

Essa opção de coleira é muito indicada pelos adestradores mais tradicionais, já que dá mais controle para o tutor sobre o cachorro. É recomendada para cães mais agitados, que costumam puxar muito a guia durante os passeios. Entretanto, é preciso ter cuidado, pois se o animal for muito forte pode acabar se machucando ao puxar.

cachorro observando

Cabresto

Já para os cachorros em fase de adestramento, o cabresto é a coleira mais indicada. Esse modelo dá a volta ao redor do pescoço do bichinho e também na região do focinho. Com ela, o tutor consegue adestrar cães que são agitados e têm o hábito de pular nas pessoas. Porém, é preciso ter paciência para que o cachorro se adapte a esse modelo.

Peitoral

Existem também diversos tipos de peitoral para cachorro que são ideais para cachorros menores, apesar de poderem ser usados também por cães maiores. Esse modelo dá mais conforto para o animal e é muito seguro para utilizar durante os passeios com o peludo.

Como escolher o modelo ideal de coleira para cachorro?

Como vimos, existem vários tipos de coleira para cachorro pequeno e grande. Para que seu melhor amigo fique confortável, é preciso analisar todos e depois determinar qual é o ideal para ele. Para isso, é necessário levar alguns fatores em consideração.

Primeiro, escolha um modelo compatível com o tamanho do peludo. É essencial que a coleira não fique muito apertada e nem muito frouxa. O melhor tipo de coleira para cachorro é aquele que não o incomoda, mas o mantém seguro.

Também certifique-se de que a coleira é feita em um material resistente e que não arrebentará com facilidade durante os passeios com cães. Principalmente se o seu cão for muito forte, a coleira dele precisa ser bem resistente, assim como o fecho.

Uma dica interessante ao comprar uma coleira pela primeira vez, é levar o seu cãozinho e testar o modelo escolhido nele. Os modelos reguláveis são ótimos para ajustar a coleira no tamanho exato do seu melhor amigo.

cachorro descansando

E para encontrar o melhor tipo de coleira para cachorro, conte com a Petz. Em nosso catálogo estão disponíveis diversos modelos de coleiras e guias para todos os portes e raças de cães. Confira!

Fonte: Blog Petz