O cachorro quebrou o dente: o que fazer?
5 de julho de 2021
O cachorro quebrou o dente. Isso é normal? Embora esse tipo de acidente possa acontecer com pets de qualquer tamanho, raça ou idade, o melhor mesmo é evitá-lo. Afinal, um dente quebrado precisa de cuidados especiais. Veja o que fazer caso isso aconteça com o seu peludinho e saiba como ajudá-lo!
O cachorro quebrou o dente: como isso aconteceu?
Você já quebrou um dente seu ou conhece alguém que tenha passado por isso? Basta um caroço esquecido no meio da azeitona e uma mordida forte para que uma pessoa vá parar no dentista com o dente quebrado, não é? No caso do dente quebrado de cachorro, acontece algo semelhante.
O animal morde vorazmente algo muito duro e, quando vê, lá se foi o dente do cachorro. Muitas vezes, o próprio tutor sabe quando isso aconteceu. “Meu cachorro quebrou o dente canino”, relata o papai ou a mamãe do pet.
Se você tem um animal que morde tudo e não pode ver uma pedra que começa a roê-la, é preciso ficar atento. Muitas vezes é nessas horas que o bichinho mastiga mais forte e acaba perdendo parte do dentinho.
Entretanto, também é possível um cachorro quebrar o dente ao sofrer uma queda de um local alto, bater a boca contra um obstáculo ou sofrer agressões, por exemplo.
Como visto, as possibilidades são inúmeras e, quanto mais serelepe for o bichinho, maiores são as chances de ele morder algo que não deve e acabar quebrando o dente. Vale lembrar que esse tipo de comportamento é comum em filhotes e, muitas vezes, isso resulta em dente de leite quebrado em cachorro.
Por fim, é importante ressaltar que a idade do cachorrinho também pode influenciar. Os filhotinhos ainda têm o dente de cachorro de leite, que costuma ser um pouco mais frágil que o permanente. Isso faz com que o risco de fratura dentária aumente.
Cães idosos também costumam sofrer mais com esse problema, principalmente por terem outras afecções bucais. Entre elas, presença de tártaro e gengivite.
Quando suspeitar de dente quebrado?
Como saber se o cachorro quebrou o dente? Todo tutor deve escovar os dentinhos do pet, pelo menos, entre duas e três vezes por semana. Durante o procedimento, a pessoa consegue ter contato com a dentição completa, ou seja, é uma boa hora para verificar se está tudo bem.
Além disso, há alguns sinais que podem sugerir que o cachorro quebrou o dente ou está com alguma doença bucal. Entre eles:
- negar-se a comer;
- alteração no odor da boca;
- sangramento bucal;
- face inchada;
- alteração de comportamento.
Caso note qualquer alteração ou perceba que a dentição do peludo está com problema, ligue para o médico-veterinário e diga: “Meu cachorro quebrou o dente”. Agende uma consulta e leve-o para avaliação.
Cachorro com dente quebrado precisa de tratamento?
“Meu cachorro quebrou o dente de leite. Preciso fazer alguma coisa?”. Essa é uma dúvida comum entre os tutores, e a resposta é “sim”. Não importa se o dente é temporário ou permanente, sempre que algo assim acontece, o animal deve ser examinado pelo médico-veterinário.
Além da situação ser incômoda para o peludinho, um dente quebrado deixa a polpa exposta. Consequentemente, além da dor sofrida pelo animal, o local fica mais predisposto a ter uma infecção e até formação de abscesso, ou seja, é grave.
Assim, seja qual for o dente, é importante que o animal seja avaliado. Embora, algumas vezes, seja possível recuperar o dente quebrado, em outras, a extração pode ser o protocolo escolhido pelo profissional.
Como evitar que o dente do cachorro quebre?
- Ajude o peludo a gastar energia com brincadeiras e caminhadas. Isso evitará que ele roa o que não deve;
- Dê itens apropriados para ele roer, sem prejudicar a dentição. Entre eles, maçã e cenoura podem ser boas opções;
- Leve o peludinho ao médico-veterinário para avaliação, pelo menos, uma vez ao ano;
- Mantenha os dentinhos do pet escovados e limpinhos.
Você não sabe como escovar os dentinhos do seu cachorro? Veja dicas e comece já!
Fonte: Blog Seres