Meu gato não bebe água! Veja o que fazer e os riscos
14 de abril de 2021
“Meu gato não bebe água, o que posso fazer?” Muitos tutores ficam preocupados com a quantidade de água que o felino ingere e até acreditam que ele precisa tomar mais. Muitas vezes isso é real. Veja como evitar que isso aconteça com o seu bichano!
Meu gato não bebe água, será que ele está doente?
Se você está notando que o pet está bebendo pouca água, é preciso observá-lo. No geral, se o gato parou de beber água, ele também pode ter parado de comer. Isso indica que algo não está bem e é preciso levá-lo ao médico-veterinário.
Afinal, o bichano vai ficar desidratado se continuar assim e poderá ter a vida em risco! Assim, é preciso que você entre em contato com o médico-veterinário.
Ao relatar para o veterinário: “Meu gato não bebe água”, ele irá examinar o pet, fazer fluidoterapia e determinar o que o animal tem. São inúmeras as possibilidades, como, por exemplo:
- Verminose;
- Gastrite;
- Febre causada por uma doença qualquer;
- Dor na região abdominal resultante de trauma;
- Gengivite: neste caso, o gato não consegue beber água;
- Doenças respiratórias, como, por exemplo, a rinotraqueíte.
Qual a quantidade de água que um gato precisa beber por dia?
É comum que o tutor se pergunte “porque meu gato não quer beber água?”, mas antes de pensar nos motivos, é interessante saber quanto um bichano precisa beber de água por dia. Em média, um gatinho tem que tomar pelo menos 60 ml por quilo de peso por dia.
Por exemplo, se o seu bichano pesa 3kg, ele tem que beber 180mL (3 x 60 mL). No caso de animais que recebem ração úmida, é possível que esse volume seja um pouquinho menor, pois já há uma quantidade de água no alimento.
O que pode acontecer se o bichano não beber água suficiente?
Um dos riscos é ele ficar desidratado. Isso costuma acontecer quando o bichano está doente, quando o dia está muito quente e quando ele não ingere a água da qual precisava por hábito.
Nesse caso, é possível que você venha a ter um gato com infecção urinária em casa. Isso acontece porque quando o gato bebe menos água do que deveria, acaba fazendo pouco xixi. Consequentemente, os rins não conseguem eliminar todas as impurezas, e a urina fica parada na bexiga até chegar a um volume adequado.
Dentre as substâncias que não são eliminadas e acabam ficando acumuladas nos rins há os minerais. Uma vez depositados lá, eles acabam formando os cálculos (pedras nos rins), que podem tanto impedir que o pet urine quanto predispor à inflamação no trato urinário.
Dicas para estimular o gato a beber água
Mas, então, como fazer o gato beber água? Se você notou que o seu pet está ingerindo pouco líquido e quer evitar que ele adoeça, saiba que há alguns cuidados que pode ter. A ideia é sempre estimular o bichano a se hidratar. Para isso, você pode:
- Colocar várias vasilhas da água pela casa para que ele possa beber quando passar por elas,
- Garantir que pelo menos um potinho de água fique longe da ração, já que, quando estão perto, a água pode ficar com gosto, e os gatinhos podem recusá-la;
- Trocar a água das vasilhas pelo menos duas vezes ao dia;
- Manter o potinho de água limpo;
- Garantir que a água esteja fresca e longe do sol;
- Ter uma fonte de água para gatos que faça a filtragem e mantenha o líquido mais fresquinho.
Viu quantos cuidados são necessários para manter a saúde do pet em dia? Caso ele beba pouca água, pode até ter cistite. Veja o que é isso.
Fonte: Blog Seres