Locais Pet Friendly: dicas

7 de outubro de 2021

Quem é pet lover sabe o quanto era difícil incluir os bichos de estimação em qualquer atividade que não seja um passeio em lugares abertos, como parques e praias, ou áreas definidas como adequadas para animais, como alguns condomínios ou prédios residenciais. Às vezes, principalmente pela rotina agitada, qualquer programa fora de casa parece uma ótima oportunidade para levar o pet de companhia para passear e deixá-lo mais alegre, mas a preocupação de estar muito calor ou até ter a entrada negada no estabelecimento exclui a possibilidade do passeio, e o animal acaba frequentando sempre os mesmos lugares pela falta de opções.

Mas isso vem mudando cada vez mais com locais que decidiram adotar o selo Pet friendly – “amigável aos animais” em português –, expressão americana para informar que o estabelecimento aceita a presença dos animais. Pouco a pouco os pets foram ganhando espaço nos lares e agora são considerados membros da família, então queremos que eles estejam presentes em tudo o que fazemos. O comércio também está acompanhando esse novo pensamento e se adaptando para receber os animais de estimação e proporcionar um serviço mais agradável ao público. Alguns estados brasileiros oferecem o selo pet friendly e disponibilizam a lista de estabelecimentos comerciais credenciados no site. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, oferece a certificação aos interessados, através da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET), e disponibiliza a lista no próprio site.

Ser pet friendly é adotar as ações de inclusão e permanência dos animais de estimação, isso significa que o local precisa se adequar e dispor de ações para suprir as necessidades básicas do animal, mas cada local pode impor suas regras. Em geral, além da obrigatoriedade de coleira, as regras de convivência se referem ao comportamento do animal.

Restaurantes, padarias e lanchonetes

Estabelecimentos onde são realizados preparo e consumo de alimentos seguem normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária, por isso, nesse tipo de comércio é mais comum a proibição de animais. De acordo com a Anvisa, esses locais precisam dispor de áreas externas, mantendo a salubridade ambiental. Pensando em expandir mais a iniciativa, alguns estabelecimentos estão adequando seus espaços com a ajuda das prefeituras e tutores, oferecendo recipientes com água e comida para confortar os pets enquanto os donos utilizam o espaço.

Em shoppings, por exemplo, cachorros de pequeno porte são permitidos com a utilização de coleira ou no colo, com restrição de raças consideradas de maior agressividade, e em alguns restaurantes os pets podem ficar perto da mesa sob responsabilidade do dono.

O ideal é pesquisar quais são os estabelecimentos pet friendly da sua cidade, a maioria tem o selo logo na entrada para facilitar a identificação.

Hospedagem pet friendly

Mesmo com serviços como o pet sitter ou pet nanny, sempre fica aquela vontade de ter a companhia do nosso bichinho de estimação na hora de viajar, mas surgem várias dúvidas sobre onde e como será a hospedagem. O setor hoteleiro foi um dos primeiros a adotar essa certificação, por conta da alta procura por donos que querem a companhia dos pets para viajar. Atualmente, os sites de hospedagem já indicam se o estabelecimento comercial é inclusivo ou não, ou no próprio site da hospedaria a informação pode ser encontrada. Alguns hotéis, pousadas e hostels com o selo pet friendly indicam o tamanho do pet aceito e quais são as regras de comportamento admitidas, como uso de coleira ou circulação livre do animal. Em hotéis-fazenda, por ser um espaço maior e com outros animais, dispõem de canis, mas vale checar com o local as regras de permanência e segurança, para evitar possíveis problemas.

Fique atento!

Ter a companhia do seu pet é ótimo, mas nem todos os lugares têm estrutura para recebê-los, por isso, verificar as acomodações é necessário para que a experiência seja agradável. Nem todos os locais adotaram o selo, e mesmo aqueles que dispõem de comida e água para cachorros, por exemplo, podem proibir a entrada no local, disponibilizando somente a área externa para alojar o animal. Procure por lugares que tenham o selo de identificação na entrada.

Além do certificado, emitido pelo órgão responsável no seu estado, pergunte as regras determinadas pelo estabelecimento antes de levar o seu pet.

Pet Play: cuidados para o seu pet

Nossos bichos de estimação merecem o melhor que podemos oferecer. O Pet Play te ajuda no trabalho integral de ser um tutor e a cuidar do seu pet com maior facilidade. No aplicativo você pode organizar datas de vacinação, medicamentos, dia de banho e outras tarefas, otimizando todas as informações sobre o seu pet em um só lugar e de fácil acesso.

Todas as ações registradas no aplicativo geram pontos que você pode trocar por descontos em lojas parceiras do Pet Play. São descontos em lojas de roupa, decoração, utensílios domésticos e muito mais. E para o seu pet são produtos de alimentação, higiene, brinquedos, medicamentos, serviços veterinários, creche e muito mais com descontos exclusivos. Na parceria com a Zee.Dog, especialista em produtos para cachorro, você ganha 15% OFF em todo o site.

Baixe o aplicativo no seu Android ou iOS e conheça as vantagens de ser um assinante Pet Play!