Idade de cachorro: como saber a idade do meu?
15 de março de 2021
Há uma pergunta que talvez esteja entre as mais frequentemente ouvidas pelos médicos-veterinários nas clínicas e hospitais. “Doutor, a idade de cachorro equivale a quantos anos para nós, humanos? Quantos anos o meu teria se fosse gente?”
A dúvida pode ser o gancho ideal para discutirmos o que importa nessa história toda. Começamos por saber identificar em que momento o pet se torna adulto ou passa a ser um idoso, e também chegar à conclusão de qual a expectativa de vida do animal.
Acompanhe mais informações para saber como calcular a idade de cachorro!
Regrinhas para contar a idade de cachorro
Há uma regra de algumas décadas pela qual um ano do cão seria equivalente a sete anos da gente. Ela data dos anos 70, quando a expectativa de vida dos brasileiros, por exemplo, girava em torno dos 70 anos. A dos cães não passava de 10 anos.
Porém, de lá para cá, o avanço nos cuidados com a saúde mudou a realidade para nós e para eles. Hoje, no Brasil, a esperança de vida ao nascer é de 79 anos para mulheres e 73 para homens. Já os cães vivem, em média, de 11 (os gigantes) a 16 anos (os toys).
Por esse cenário, podemos deduzir nós mesmos uma forma de fazer a conta de quantos anos um cachorro vive.
Se 79 anos dos humanos equivalem a 10 anos de um São-Bernardo, por exemplo, vamos dividir a nossa expectativa de vida pela deles. A gente pode concluir que cada ano da raça equivale a 7,1 anos de vida de uma pessoa.
Porém, e se a conta for feita para um Pinscher? Com expectativa de vida de 16 anos, cada ano na idade do cachorro vai equivaler a 4,9 anos.
Trata-se de uma matemática um tanto grosseira, no entanto, dá uma ideia das diferenças que existem nessa área, já que porte e raça influenciam no envelhecimento dos cães.
Entendendo as fases de vida dos cães
O maior problema da conta é que ela considera que esse amadurecimento canino é linear ao longo do tempo. Entretanto, é importante relacioná-lo às mudanças fisiológicas que estão acontecendo no organismo do animal, o que leva a alguns erros.
Nos dois primeiros anos de vida, o cão deixa de ser um filhote e se torna um animal sexualmente maduro. Isso significa que, em até dois anos, o organismo do cachorro passou por transformações que, nos humanos, demoram cerca de 15 anos para acontecer.
Alguns pesquisadores já propuseram cálculos e tabelas considerando essas mudanças fisiológicas. A tabela abaixo é uma das mais aceitas como resultado dessas projeções para saber quantos anos vive um cachorro.
Com esse quadro, é possível ter mais certeza quanto às fases da idade canina de forma mais clara, como saber que seu cão tende a diminuir o nível de atividades aos três anos, pois deixa de ser filhote.
A tabela também mostra que todos os cães entram na vida adulta entre os seis e os oito anos. Nessa fase, eles precisam de avaliações regulares de saúde que possam identificar de forma precoce as doenças comuns da idade. São problemas renais e cardíacos, câncer, doenças endócrinas, etc.
De fato, compreender a fundo a idade dos cachorros é bastante complexo. Afinal de contas, fatores como o porte e as características específicas de cada raça têm um impacto importante nessa continha.
Porém, saber em qual faixa etária o peludo se encontra faz muita diferença na qualidade de vida do animal. Acompanhe a saúde do seu melhor amigo com consultas regulares, encontre o Centro Veterinário Seres mais próximo de vocês!
Fonte: Blog Seres