Gato com mau hálito: o que pode ser e como tratar
5 de abril de 2021
Há vários motivos para considerar os felinos os pets mais higiênicos do mundo. Afinal, qual outro peludo toma banho sozinho, vai ao banheiro apenas na caixa de areia e ainda enterra suas necessidades? Mas nem mesmo esses limpinhos conseguem cuidar de tudo sozinho. E é por isso que um gato com mau hálito costuma ser um problema tão comum.
Algumas tarefas ficam a cargo dos tutores, e quando estes não ficam atentos a certos pontos, quem sofre as consequências são os bigodudos. A melhor forma de ajudar nossos amigos é conhecendo as causas e tratamentos! Se você tem um gato com mau hálito em casa, continue lendo! Aprenda aqui a lidar com o problema.
Fique atento
O mau hálito é um problema conhecido — e bem desagradável — que pode afetar pets e humanos. E até mesmo os felinos, conhecidos por seus hábitos de limpeza, estão sujeitos ao problema! O mau hálito em gatos filhotes e adultos pode ter diversas causas, desde falta de higiene bucal até graves problemas de saúde.
Por isso, é importante estar atento à saúde do seu pet. Ao perceber qualquer sinal de problema, busque ajuda de um veterinário. Lembre-se, saúde é coisa séria! Apenas um especialista pode diagnosticar seu bichano e receitar o tratamento mais indicado.
Causas para um gato com mau hálito
Se o mau hálito é um problema conhecido, sua causa também é bem fácil de adivinhar. É o que explica o Dr. Igor Hulewicz Nemtzoff, médico-veterinário da Petz. De acordo com o especialista, a principal causa para halitose felina — ou mau hálito em gatos — é a falta de higiene bucal.
“Com a ausência da escovação, há a formação de placa bacteriana, que se não for removida leva à formação de tártaro e gengivite”, comenta o especialista. E, como consequência, temos o temido mau hálito. Mas essa não é a única causa possível. Há ainda outras doenças que podem levar ao problema. São elas:
- Doenças nos rins;
- Doenças no fígado;
- Diabetes;
- Doenças gastroestomacais.
No entanto, vale ressaltar que, na maioria das vezes, a causa para gato filhote com mau hálito ou até mesmo no caso dos adultos é a falta de escovação. Além disso, nos casos acima, o hálito pode ter odores distintos.
Nas doenças de rim, por exemplo, é comum sentir um cheiro de amônia. Já na diabetes, o hálito do gato fica com um aroma ácido, um pouco frutado. Independentemente da causa, é muito importante buscar ajuda de um veterinário. Ele poderá realizar um diagnóstico preciso e receitar o melhor tratamento.
Sintomas
Perceber um gato com mau hálito não é uma tarefa difícil. Basta ficar atento ao seu pet. Se nos momentos de carinho você sente um “bafo de onça”, é sinal de que seu amigo precisa de ajuda!
Entretanto, as doenças geradas pela falta de escovação possuem ainda outros sintomas. A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, comenta os principais sinais da gengivite.
- Apatia;
- Excesso de saliva;
- Dificuldades de alimentação;
- Sangramentos bucais.
Os sintomas de gato com mau cheiro na boca, entretanto, são comuns a outras enfermidades. Por isso a importância de consultar um veterinário.
Diagnóstico e tratamento
Quando um veterinário recebe um gato com mau hálito em seu consultório, o primeiro passo é analisar de perto a boca do bichano. Por meio desse exame clínico, é possível verificar se o problema do bichano é apenas falta de higiene bucal ou se há uma causa mais grave.
O tratamento vai depender da origem do problema e da gravidade do quadro do peludo. É que mesmo nos casos de falta de escovação, há diferentes tipos de terapia possíveis.
Em quadros mais simples, uma boa higienização resolve o problema. Entretanto, se o bichano estiver com uma gengivite avançada, pode ser necessário utilizar medicação ou até mesmo extrair alguns dentes. O importante é seguir as orientações do veterinário para que a recuperação do bichano seja rápida e segura!
Prevenindo o problema
Por sorte, cuidar da saúde bucal do seu bichano não é um problema difícil. A Dra. Renata explica que para quem deseja saber como tirar mau hálito de gato basta escovar os dentes do seu peludo regularmente. A frequência deve ser de um a dois dias, de acordo com os hábitos do bichano. E se você tem dificuldades na hora de escovar, basta seguir as dicas abaixo!
- Comece com um carinho: é importante que o momento da escovação seja prazeroso para o bichano;
- Lentamente, comece a escovação: de forma carinhosa e tranquila, abra a boca do bichano e comece um “esfrega-esfrega” suave;
- Não utilize a força: para que a escovação possa ocorrer frequentemente, o bichano não pode estar traumatizado. Por isso, não utilize a força na hora de escovar o dente do seu peludo;
- Mantenha o hábito: o bichano precisa se acostumar com a escovação. E para que isso aconteça, é fundamental que a atividade aconteça com frequência!
Se mesmo seguindo os passos acima escovar o dente do bichano ainda for uma tarefa difícil, converse com seu veterinário. Hoje em dia, podemos encontrar produtos como spray bucais, produtos solúveis em água e até mesmo petiscos que auxiliam a manter a boca do seu peludo sempre limpa!
Entretanto, nenhuma dessas opções de como acabar com mau hálito de gato é tão eficaz quanto a escovação. Um especialista em medicina veterinária poderá orientar qual o tratamento mais indicado.
Saber as causas de gato com mau hálito e fazer a escovação frequente vai melhorar a qualidade de vida e a saúde do seu peludo. E para outras dicas e curiosidades, não deixe de conferir o blog da Petz!
Fonte: Blog Petz