Conheça todos os tipos de Pinscher e os cuidados com cada um
1 de fevereiro de 2021
Aqui no Brasil, a palavra “Pinscher” costuma ser usada para designar uma única raça: aquela conhecida por um temperamento enérgico e por sua aparência que lembra uma mistura de Chihuahua com Dobermann. Mas será que existem diferentes tipos de Pinscher?
Segunda a Federação Cinológica Internacional (FCI) existem seis tipos de Pinscher, referentes às raças pertencentes ao Grupo 2, de Pinschers e Schnauzers, relacionados na seção 1.1, referente aos Pinschers.
Quer saber mais sobre esses cãezinhos? Continue lendo, aprenda sobre todos os tipos de Pinscher e entenda um pouco mais sobre a personalidade desses queridos amigos de quatro patas!
Österreichischer Pinscher (Pinscher austríaco)
Com origem na Áustria, a raça começou a ser selecionada profissionalmente a partir de 1921, sendo reconhecida pelo Kennel Clube austríaco em 1928. Muito diferente do Pinscher Miniatura na aparência, o Pinscher Austríaco é um cão de médio porte cuja altura média é de 45 cm.
Seu peso varia de 10 a 20 kgs. Possuem pelagem dupla curta a média, podendo ser encontrados nas seguintes cores: caramelo, castanho-claro, avermelhado ou preto com manchinhas castanhas.
Como cães selecionados inicialmente como de fazenda, úteis tanto na caça como na guarda do ambiente, os Pinschers austríacos são assertivos e espertos. Eles estão sempre alertas ao que se passa ao seu redor e podem ser bastante desconfiados com estranhos.
Já com a família são muito carinhosos, divertidos e excelentes cães de companhia. Mesmo assim, é importante fazer a socialização e a sociabilização do pet desde cedo a fim de evitar problemas de comportamento, com destaque para os latidos excessivos.
Cão fazendeiro da Dinamarca e Suécia
Pouco conhecido, o cão fazendeiro da Dinamarca é um dos tipos de Pinscher cuja aparência está mais próxima à do Jack Russell Terrier (a raça do cachorro de O Máskara).
Como o próprio nome da raça sugere, ela é originária da Escandinávia, mais especificamente da Dinamarca e da Suécia, com reconhecimento pelas federações cinológicas apenas em 1987.
De pequeno porte, os tamanhos de Pinscher dessa raça variam de 32 a 37 cm, com peso que vai de 6 a 10 kg. Os pelos são curtos e a pelagem é predominantemente branca com manchas no dorso e na cabeça que podem ser de diferentes cores: preto, castanho, caramelo, entre outras.
Assim como o Pinscher austríaco, trata-se de um típico cão de fazenda. Portanto, é esperado um cão muito ativo e sempre alerta, o que exige adestramento e rotina rica em estímulos.
Affenpinscher
O Affenpinscher é um dos tipos de Pinscher de origem alemã, mas um pouco diferente por possuir uma aparência parecida com a do Shih-Tzu, com muitos pelos na região da face e focinho achatado.
Embora sua história seja imprecisa, acredita-se que tenha surgido no fim do século XIX, quando já era considerado cão de companhia. Sendo assim, espere um cachorro muito companheiro e amável, ainda que destemido, atento e persistente.
Ao contrário do Shih-Tzu, os Pinschers desses tipos possuem pelagem de uma única cor: preto. É uma raça de pequeno porte com tamanho que varia de 25 a 30 cm, com peso de 4 a 6 kg.
Doberman
Certamente uma das raças mais conhecidas da lista até agora, o Doberman possui uma pelagem que, de fato, tem semelhança com o Pinscher. Isto é: pelagem curta, predominantemente preta, com marcações pontuais, em geral de cor caramelo nas patas, antepeito e acima dos olhos.
Mas quando questionamos quais os tipos de Pinscher, a raça não parece ser tão similar aos populares miniatura. Isso porque, diferentemente do Pinscher conhecido entre os brasileiros, o Doberman é um cão de médio porte (altura entre 63 e 72 cm, e peso entre 32 e 45 kg), muito forte e musculoso.
No temperamento, têm um perfil dominador e muita disposição. Afinal, surgiu na Alemanha como cão de guarda. Por isso mesmo, depende de muita atividade física, como caminhadas e brincadeiras. O adestramento desde cedo também é importante para diminuir a desconfiança com estranhos.
Pinscher alemão
O Pinscher alemão pode ser considerado o tipo “clássico” de Pinscher, ainda que a verticalização das cidades tenha impulsionado a popularidade do Pinscher miniatura. Surgiu na Alemanha, ainda no século XIX, e possui os mesmos ancestrais que o schnauzer.
Selecionado tanto para guarda quanto para a caça, é uma raça confiante, inteligente e enérgica. Como cães de companhia, são leais e muito amáveis com a família. Porém, como com todos os cães, é preciso um adestramento coerente desde cedo para evitar comportamentos indesejados.
É um cão de médio porte com altura que varia de 45 a 50 cm. Seu peso costuma ficar entre 14 e 20 kg. Já quanto à pelagem, ainda que no início tenham existido cães com diferentes cores, hoje em dia são encontrados principalmente na cor preta, com marcações em castanho.
Pinscher Miniatura
Sem dúvidas é a raça de Pinscher mais popular no Brasil, o Pinscher miniatura também surgiu na Alemanha, como uma variação menor do Pinscher alemão, selecionada a partir de 1925.
Por isso mesmo, os dois tipos de cachorro Pinscher são muito semelhantes na aparência, com pelos curtos predominantemente pretos e algumas marcações castanhas nas seguintes regiões: acima dos olhos, no antepeito, nas patas dianteiras e traseiras e na cauda.
Como é de esperar por seu nome e origem, são menores que seus parentes mais próximos, com altura que varia de 25 a 30 cm e peso entre 5 e 6 kg.
Apesar de selecionados como cães de companhia, possuem muito do temperamento do Pinscher alemão. Ou seja, são cãezinhos confiantes e cheios de energia, exigindo adestramento desde cedo para evitar comportamentos indesejados, como os temidos latidos excessivos.
Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre os diferentes tipos de Pinscher. Continue acompanhando o blog da Petz e as redes sociais para mais informações e curiosidades sobre os amiguinhos de estimação!
Fonte: Blog Petz