Cachorro vomitando amarelo: o que pode ser?
22 de outubro de 2020
Bastante desagradável, o vômito é um sintoma a uma série de afecções. Mas engana-se quem pensa que ele seja algo inerentemente ruim. Ao contrário! Cachorro vomitando amarelo e outras cores é um mecanismo de defesa do organismo, que serve para expelir alguma substância considerada tóxica.
Por isso mesmo, seu aspecto e coloração muitas vezes podem ajudar o veterinário a determinar a causa do problema. Nesse sentido, você sabe o que quer dizer cachorro vomitando amarelo? A seguir, descubra o que pode ser e o que fazer!
3 possíveis causas do vômito amarelo
O médico-veterinário é sempre o profissional mais indicado para determinar a causa de cachorro vomitando amarelo ou qualquer outra coloração. No entanto, se o pet está expelindo uma substância amarela, o Dr. Rafael Fonseca, médico-veterinário da Petz Piracicaba, diz que vale a pena se perguntar quando foi a última refeição dele.
“Geralmente, o vômito amarelo está associado a alguma alteração no fígado e/ou ausência de alimento no estômago”, diz o médico. Isso porque, em geral, a cor amarelada é decorrente da ação da bile, substância produzida pelo fígado e liberada gradualmente pela vesícula biliar, com o objetivo de ajudar na digestão dos alimentos.
Quando o pet está de estômago vazio, essa substância de cor amarelada pode provocar a irritação do estômago, o que causa cachorro vomitando amarelo. Confira abaixo algumas das principais causas da falta de apetite e, consequentemente, desse tipo de vômito.
Apetite seletivo
Pelo senso comum, muitos pensam nos cachorros como pets que comem o que encontram pela frente, mas não é bem assim. Algumas raças, como o Maltês, são propensas a apresentar o chamado apetite seletivo. Isso faz com que esses pets pulem algumas refeições, o que, por sua vez, pode levar ao vômito amarelo.
Se esse for o caso do seu animal de estimação, não deixe a questão para lá! Converse com um veterinário sobre a melhor maneira de garantir a nutrição do amigo de quatro patas.
Uma rotina com horário certo para cada refeição também pode ser útil para resolver a situação. Lembre-se de que, além dos vômitos, o jejum prolongado também pode levar a outros problemas, como a hipoglicemia.
Ansiedade por separação
Caso esteja se perguntando “por que meu cachorro está vomitando amarelo?”, saiba que mesmo que sejam grandes comilões, alguns cães podem acabar deixando de comer quando o tutor não está em casa. É o que acontece, por exemplo, com cães que sofrem com a chamada “ansiedade por separação”.
Para reverter o quadro, procure um veterinário clínico geral a fim de descartar a possibilidade de outras doenças. Uma vez confirmado o diagnóstico de ansiedade por separação, é recomendado procurar um veterinário comportamentalista para mais orientações.
Como parte do tratamento, o enriquecimento ambiental, especialmente com comedouros e brinquedos, também pode ajudar a entreter e a alimentar o pet na sua ausência.
Dores e doenças
A falta de apetite é um sintoma inespecífico comum a uma série de doenças. Portanto, se o pet perdeu o interesse na comida repentinamente, passando a vomitar amarelo, fique atento também a outros sintomas, como:
- Prostração;
- Vocalização excessiva;
- Dor e inchaço em qualquer parte do corpo;
- Diarreia,
- Qualquer mudança na aparência ou no comportamento.
Ao suspeitar de um ou mais desses sintomas, procure um veterinário quanto antes, a fim de descobrir a causa de cachorro com vômito amarelo, obter um diagnóstico e dar início ao tratamento adequado.
O que fazer quando o cachorro está vomitando amarelo?
Como visto, quando o cachorro vomita amarelo o sintoma costuma estar associado principalmente ao estômago vazio. Por isso mesmo, ao perceber a coloração no vômito do seu amigo, não se desespere.
Isso porque, na maior parte das vezes, não se trata de uma emergência médica. Mas, claro, desde que ocorra de maneira esporádica e não esteja acompanhado de outros sintomas mais sérios.
Já em caso de persistência no vômito amarelo de cachorro junto com outros sinais clínicos, procure uma clínica veterinária de pronto atendimento. Pode ser que seu amigo esteja intoxicado ou com algum outro problema de saúde grave.
Seja como for, antes de levar o cãozinho para uma consulta, vale a pena se fazer algumas perguntinhas: quando foi a última refeição de seu amigo? Com que frequência esses vômitos ocorrem? O pet comeu alguma coisa diferente? Ele apresenta outros sintomas? Essa questões ajudam a chegar num diagnóstico mais rapidamente.
Lembrando que, nos casos de vômitos amarelos esporádicos decorrentes do jejum prolongado, estimular o pet a comer alguma coisa leve já costuma ser suficiente para sanar o problema. Mesmo assim, não deixe de levar o filho de quatro patas para um check-up ao menos uma vez por ano.
Gostou de saber as causas para o sintoma de cachorro vomitando amarelo? No blog da Petz você tem outras dicas que garantem a salubridade do amigo de quatro patas. Confira!
Fonte: Blog Petz