Cachorro com ansiedade de separação e enriquecimento ambiental para os pets
1 de outubro de 2021
Cachorros são animais sociáveis que adoram interagir e demonstrar suas emoções e sentimentos, por isso, às vezes não é difícil saber como eles se sentem diante certas situações, sendo perceptível a mudança de comportamento. É muito comum que os cães sofram quando o tutor sai sem ele ou quando ficam longos períodos sozinhos, mas em alguns casos essas situações geram reações extremas nos pets, e o tutor não consegue reconhecer e lidar com questões que podem estar provocando determinada conduta e afetando a saúde mental e física do animal.
A ansiedade de separação é uma condição que atinge tanto humanos como animais, e consiste no medo intenso de perder a figura com quem se tenha um vínculo forte, geralmente pai ou mãe, e no caso dos pets, seu tutor. Assim como os seres humanos, os animais reagem ao mundo exterior, ou seja, as pessoas com quem ele convive e os acontecimentos à sua volta têm grande influência sobre seu comportamento. Quando o pet desenvolve o medo de ficar sem o tutor, ou completamente sozinho, a possibilidade dessas situações causa um estresse tão intenso que eles respondem antecipadamente ao momento de solidão, gerando as reações incomuns que muitas pessoas avaliam como saudade ou tristeza. É importante desmistificar alguns comportamentos que são validados como normais sob a justificativa do cachorro ser de uma raça agitada, por ter dormido pouco, ou por amar demais seu dono.
Algumas dessas reações à ausência do dono, por exemplo, são bater ou arranhar portas e portões, latir ou uivar sem parar, chorar, entrar em um estado de agitação que envolve correr em círculos e ações destrutivas, como mastigar objetos ou móveis e bater em paredes; alguns cães ficam desanimados, sem energia, se escondem, fazem xixi sem notar, entre outros comportamentos extremos que demonstram insatisfação e estresse.
Considerando as diferentes raças e rotinas, e tudo que possa moldar os hábitos comportamentais específicos do seu cachorro, é possível identificar as características pessoais e atípicas dele, e perceber quando algo está diferente.
Como evitar a ansiedade de separação em cães
As causas para esse problema podem ser desde uma convivência que estimula a dependência emocional do pet, até alterações na rotina da casa, sendo importante sempre buscar a orientação do médico veterinário para qualquer comportamento incomum. Conhecer o cachorro é a maneira mais fácil de perceber que algo está errado e encontrar uma estratégia saudável que funcione.
Para evitar as situações mais extremas, é importante desde o início da convivência desvincular a ausência de algo ruim e desenvolver a independência do pet, ao mesmo tempo em que estabelece uma rotina para brincar, passear e comer. Tentar deixar o cachorro um tempo sozinho para que ele se acostume com momentos sem interação também é uma alternativa eficiente e saudável, pois ajuda o cão a entender, de maneira natural, que nem sempre terá alguém por perto.
O condicionamento precisa respeitar os limites do cachorro para que o efeito seja positivo. Tentar evitar ansiedade de separação fingindo que vai sair e decidir ficar, não é uma boa escolha, pois pode deixar o cão inseguro quanto ao que você fala. Acontece que ao comunicar com palavras e gestos que vai se ausentar, você prepara o cachorro para tal situação e cria nele expectativas para algo que simplesmente não acontece. Pode acabar deixando o pet mais inseguro.
Criar um ritual de saída, como pegar o casaco ou a chave, e desde cedo deixar o cachorro ciente do que esses gestos significam é uma ótima alternativa. O ideal é que esse ritual venha junto a uma ausência gradativa, ou seja, aumente seu tempo de ausência aos poucos. Você pode começar fazendo o ritual de pegar a chave e apenas ir para outro cômodo da casa, aumentando a distância e o tempo de acordo com a reação do pet.
A importância do enriquecimento ambiental para pets
Manter o pet ocupado, em um ambiente que proporcione diversão para ele, pode ajudar no combate à ansiedade de separação. O enriquecimento ambiental é uma técnica utilizada para situações como essa que exigem adaptação do pet, com modificações que deixam o local mais interativo, proporcionando entretenimento e consequentemente contribuindo para a moderação do estresse e ansiedade do animal.
Existem vários tipos de enriquecimento ambiental e todos têm o objetivo de estimular física e mentalmente o animal, com atividades de entretenimento mesmo nas horas em que ele está em casa.
O enriquecimento ambiental para cães além de ajudar a prevenir o estresse e ansiedade, desenvolve a confiança e a sensação de acolhimento em relação ao local onde mora. Enriquecer o ambiente mantém a constante oferta de interação, ou seja, diferentes maneiras de entretenimento.
O Pet Play te ajuda a cuidar do seu pet!
Ao cadastrar o seu pet e inserir informações como raça, consultas médicas, vacinação, remédios, vermifugação, banho, entre outras, você consegue organizar melhor todas as tarefas realizadas e pendentes do seu animalzinho, e ainda tem acesso a conteúdos exclusivos da plataforma. E tem mais: a cada ação no aplicativo você acumula pontos que podem ser trocados por descontos ou brindes nas lojas parceiras do Pet Play.
Na parceria com a Petlove, você encontra diversas opções de enriquecimento ambiental. São brinquedos e acessórios interativos para ajudar a diminuir o estresse e distrair seu pet, e o melhor: com 15% OFF na primeira compra e descontos para quem já é assinante.
Baixe o aplicativo no seu Android ou iOS e conheça o aplicativo e seus parceiros!