Adoção de pets: você está preparado?

3 de outubro de 2021

Os pets trazem alegria para o ambiente e são ótimas companhias de todas as idades, por isso, a procura por um bichinho de estimação está crescendo cada vez mais. Dentre todas as alternativas de como ter um pet, a adoção é a mais recomendada por especialistas da área da saúde, pois a decisão é, acima de tudo, uma chance de proteção ao animal em situação de abandono. Os dados de abandono animal são altos, mas a boa notícia é que tem muita gente tentando mudar a triste realidade desses animais. Além de pessoas que resgatam animais de rua e decidem cuidar sem intervenção de instituições, atualmente existem ONGs, institutos, abrigos e outras organizações em que bichos de qualquer espécie podem ser adotados.

Ter um pet em casa ou mesmo presentear alguém é uma grande decisão, pois envolve bem mais do que o desejo por companhia. A convivência com qualquer animal, até os mais fáceis de lidar, como os hamsters, demandam um planejamento que antecipe certas situações para que a chegada do animal ocorra da maneira mais saudável possível, e sua permanência não seja inviabilizada por qualquer motivo que poderia ter sido previsto.

Pesquisar sobre o animal antes de adotar é ideal para entender as demandas de ter um bicho de estimação e decidir se está preparado ou não.

A importância da adoção responsável

Para contribuir com a diminuição de casos de abandono, as organizações ligadas à proteção animal desenvolveram um processo de adoção mais comprometido com o bem-estar dos bichos, por isso, a maioria exige a documentação do futuro tutor e acompanha os primeiros meses do adotado. Algumas organizações desempenham o papel de mediadora do processo de adoção; outras realizam um trabalho um pouco mais complexo: resgatam e cuidam do animal, providenciando todos os procedimentos clínicos imediatos que ele necessita, como vacinas, remédios e cirurgia, dessa forma, as chances de adoção aumentam por conta da boa saúde e da economia em cuidados médicos.

No Instituto Luisa Mell, por exemplo, o processo de adoção envolve cadastro de dados civis do adotante, como o número do CPF, histórico médico do animal e até um manual com informações gerais sobre comportamento, alimentação, entre outros conhecimentos que podem ajudar o novo tutor. Além disso, o instituto disponibiliza um número de telefone, com perfil no aplicativo WhatsApp, para a comunicação entre tutores e equipe veterinária, oferecendo suporte. Para a adoção, a preferência é para quem mora na Grande São Paulo, por conta da fase de adaptação e assistência oferecida, e o instituto sugere que pessoas de outras localidades procurem organizações mais próximas. Já a doação e apadrinhamento são abertos ao público de qualquer lugar, com todas as informações disponíveis no site.

A adoção responsável não corresponde somente ao suporte que o tutor pode oferecer, mas também dialoga com os direitos dos animais e incentiva a mudança de hábitos na comunidade, ou seja, garante uma vida mais saudável para os animais e ajuda  a conscientizar as pessoas sobre temas mais sérios, como comercialização de espécies, maus-tratos e abandono.

Foto: Unsplash

O que precisa para adotar um pet?

Se você entendeu que ter um bichinho de estimação é um compromisso e decidiu que quer adotar, mas não sabe por onde começar, aqui vai uma dica: o primeiro passo é escolher qual o animal que mais combina com você, pois a compatibilidade entre vocês vai facilitar a convivência. Por exemplo, se a pessoa não gosta de sair de casa, talvez não seja uma boa ideia adotar um cachorro, espécie naturalmente agitada e que tem mais necessidade de socialização. Pesquise sobre os animais da sua lista de possibilidades e reúna informações que vão te ajudar a elaborar um planejamento que considere além da disponibilidade de tempo e personalidade do tutor, o espaço, a rotina da casa, e o orçamento.

Procurar por organizações de proteção animal mais próximas, para entender como funciona o processo de adoção, pode ajudar muito na decisão. A maioria das ONGs e abrigos mantêm o site atualizado e disponibilizam todas as informações sobre os pets, com grande parte do processo de adoção online. As exigências variam, mas no geral a instituição quer garantir que o animal terá suporte e estabilidade até o fim de sua vida, por isso a parte burocrática faz parte do processo.

Você encontra tudo para o seu pet no Pet Play

O Pet Play app te ajuda a organizar todos os dados sobre o seu pet, como serviços de saúde e tarefas, além de cuidar da saúde do seu bichinho de estimação E o melhor: cada ação registrada gera pontos que você pode trocar por descontos e brindes nas lojas parceiras do Pet Play.

E em parceria com a Petz, são 10% OFF em produtos de todo o site, e os assinantes ganham descontos em diversos itens de higiene, rações, petiscos, acessórios e brinquedos para enriquecimento ambiental, e muito mais.

Baixe o aplicativo no seu Android ou iOS e conheça os serviços e descontos do Pet Play e seus parceiros!