Adestramento simples em casa: dicas
24 de setembro de 2021
Ter um animal em casa demanda muito mais do que podemos imaginar! Conviver com um pet e toda sua personalidade traz muita alegria, mas alguns comportamentos podem dificultar o convívio e acabar estressando tanto o humano como o animal. O adestramento pode ajudar muito a evitar certas situações em casa e durante os passeios, e não precisa ser algo muito complexo ou apenas alguns truques, mas ensinamentos básicos, como identificar lugares próprios para fazer xixi ou não subir em um lugar específico. É uma forma de comunicar ao animal o que pode ou não ser feito, de acordo com as regras da casa, e ajudá-lo a entender quais comportamentos são esperados para não aborrecer o tutor, pois acredite: os pets só querem ver seu dono feliz.
O adestramento simples pode ajudar na imposição de regras e adaptar o animal à rotina do ambiente em que ele vive. Não existe somente o adestramento de cães, apesar de ser o mais conhecido, qualquer espécie pode ser adestrada dentro dos seus limites de comportamento e rotina, o que é necessário são dedicação e paciência, mas acima de tudo é preciso que o tutor conheça o seu pet. Alguns comportamentos, interpretados como má conduta, podem ser um apelo por alguma coisa – atenção, comida, passeios –, e é importante conhecer o animal e tentar entender o que ele está querendo informar.
Claro que alguns pets são mais fáceis que outros, assim como os humanos têm suas particularidades, os animais têm diferenças que devem ser consideradas para estabelecer quais serão as regras e o método a ser usado, sempre respeitando os limites do animal.
Estimule os comportamentos e perceba as respostas
Se você está se perguntando por onde deve começar, a resposta é bem simples: dê o comando e observe a resposta. Alguns animais já entendem certas tentativas de comunicação, outros não realizam movimentos ou agem completamente diferente do que foi pedido. Nas duas situações o problema está na comunicação. Observando a reação do seu pet ao que foi pedido, você pode desenvolver uma linguagem mais eficiente. Os comandos precisam ser claros, continuadamente, e talvez exijam certa indicação gestual.
Para estimular comportamentos de alimentação ou descarte de necessidades fisiológicas em locais apropriados, o ideal é mostrar ao animal o que deve ser seguido. Por exemplo, ao chegar com sacolas de compras em casa e ser atacado pelo pet, pergunte se ele sente fome e leve-o até o local de sua comida. Lembrando que você está ensinando um hábito, um comportamento novo a ser seguido, portanto, é preciso tempo para que o animal aprenda e se acostume com o novo hábito.
Se você sofre com seu pet fazendo xixi no lugar errado, o primeiro passo é observar como o animal se comporta antes, e assim você consegue antecipar a ação e iniciar o aprendizado. Ao perceber o momento em que o animal vai realizar o comportamento inadequado, leve o até o local apropriado, existem ainda em alguns casos pets que usam caixa de areia ou tapete higiênico, e você pode levá-lo até ele, indicando que é somente ali que deve ser feito.
Faça todos os dias!
Para o adestramento, o pensamento deve ser: a prática leva à perfeição. Para algo se tornar um hábito deve ser feito com frequência, todos os dias e da mesma maneira. O adestramento deve ocorrer diariamente, sem exceções, e o comando deve ser o mesmo, caso contrário pode causar confusão no animal ou até mesmo prejudicar o progresso que ele estava fazendo. Em apenas um dia o pet pode esquecer o que estava aprendendo, por isso é importante que seja um compromisso diário.
Não esqueça de comemorar com o seu pet a cada progresso. O adestramento pode ser um processo estressante para o pet, então é importante que ele saiba quando acertar, e para o reforço positivo vale petiscos, carinhos, o que o tutor considerar melhor no momento. O importante é comemorar!
O que evitar no adestramento
O adestramento pode ser uma solução para algumas situações comportamentais dos animais, mas às vezes, com pressa no resultado, os tutores cometem alguns erros que podem atrapalhar a evolução do pet. O processo de adestramento não envolve agressões físicas e verbais, e é importante respeitar o animal para que ele entenda os comandos de maneira saudável. Tente sempre orientá-lo de maneira clara e objetiva, talvez com alguns gestos, dependendo do objetivo.
Evite focar nos erros cometidos! O pet pode apresentar certa dificuldade no início, mas é um processo, então é preciso paciência para ensinar algo novo, observando as reações dele e o que funciona no método escolhido.
Pet Play: produtos e serviços para todos os pets
Além de agenda, em que você cadastra todos os cuidados de saúde do seu pet, o aplicativo Pet Play reúne conteúdos exclusivos. E mais: a cada ação no aplicativo você recebe pontos que podem ser trocados por descontos em lojas parceiras para você e toda família.
Nos parceiros do Pet Play, você encontra acessórios para te ajudar no adestramento do seu pet, além de coleiras, sprays, apitos, florais, extratos de flores e plantas usadas como alternativas terapêuticas que agem no campo emocional do animal, auxiliando no processo de mudanças comportamentais. Florais para cachorro e para gatos são os mais procurados e, em parceria com a Petlove, você ganha 15% OFF na sua primeira compra! Basta digitar QUERO15OFF na sua compra do site petplay.petlove.com.br/
Baixe agora mesmo o aplicativo no seu Android ou iOS, cadastre as informações sobre seu pet e conquiste suas recompensas!