Troca de ração: como mudar a alimentação de cães e gatos?

19 de junho de 2020

Quando a alimentação é feita à base de ração, cães e gatos podem comer o mesmo alimento quase todos os dias. No entanto, existem situações em que, por orientação do veterinário, é preciso fazer a troca de ração

cachorro comendo petisco

É o caso, por exemplo, quando trocar a ração de filhote para adulto ou quando o bichinho necessita de uma ração medicamentosa. 

Embora possa trazer benefícios a longo prazo, trocar a ração de forma repentina pode provocar uma série de problemas gastrointestinais. Vamos saber quais são eles e o que fazer para evitá-los?

Por que não se deve mudar a ração de maneira repentina?

Ao viajarmos para um lugar com cultura muito diferente da nossa, como para alguns países do Oriente, por exemplo, especialistas recomendam cuidado na alimentação. Ao menos nos primeiros dias, recomenda-se pegar leve nas comidas. Do contrário, o viajante corre o risco de estragar o passeio com uma diarreia.

Ainda que para nós as diferentes rações pareçam muito similares, a mudança abrupta de uma para outra pode ter o mesmo efeito desconfortável nos pets. Entre os problemas que ela pode causar estão: gases, dores abdominais, vômitos e diarreias.

No caso dos gatos, que possuem apetite muito seletivo, fazer a troca com cuidado é ainda mais imprescindível. Além dos problemas gastrointestinais, eles também podem desenvolver quadros de estresse devido às mudanças na alimentação.

cachorro pegando petisco

Como fazer a transição de uma ração para outra?

A primeira dica para fazer a troca de ração de cachorro ou gato de maneira mais segura é não deixar o planejamento para a última hora. Em outras palavras, não espere até que o pacote atual da comidinha terminar para fazer a troca. Ele será necessário nas misturas até o fim da transição. Confira o passo a passo!

Troca de ração para cachorros: 

  • Dias 1 e 2: comece com 75% da ração de cachorro antiga e 25% da nova;
  • Dias 3 e 4: misture 50% da ração antiga e 50% da nova;
  • Dias 5 e 6: misture 25% da ração antiga e 75% da nova,
  • Dia 7: ofereça 100% da ração nova e observe.

Troca de ração para gatos:

  • Dias 1 e 2: comece com 90% da ração antiga e 10% da nova;
  • Dias 3 e 4: misture 75% da ração antiga e 25% da nova;
  • Dias 5, 6 e 7: misture 50% da ração antiga e 50% da nova;
  • Dias 8 e 9: misture 25% da ração antiga e 75% da nova,
  • Dia 10: ofereça 100% da ração nova e observe.

Mesmo seguindo as orientações acima, fique atento! Em caso de diarreias e outros sintomas, como coceiras pelo corpo, procure um veterinário. Pode ser que seu amigo tenha alergia a algum dos ingredientes da ração. Não deixe de investigar!

Mudanças na alimentação? Só com orientação veterinária!

Em geral, as embalagens de ração já vêm com informações relevantes, como indicação de porte, raça e idade. Sabendo disso, muitos tutores acreditam que a forma de como fazer a troca de ração é apenas se guiar por essas orientações, mas não é bem assim!

Cada pet tem necessidades específicas, que variam de acordo com seu estilo de vida e estado de saúde. Por isso, antes de qualquer mudança na alimentação do pet, é importante agendar uma consulta para ele no veterinário. 

cachorro e gato comendo ração

Após um check-up, ele poderá recomendar o alimento ideal para garantir mais qualidade de vida e longevidade para seu filho de quatro patas! Aqui na Petz temos clínicas preparadas para receber e ajudar seu bichinho de estimação com muito carinho. Visite-nos!

Fonte: Blog Petz