Dicas para tosar gato em Pet Shop e em casa
1 de junho de 2020
Uma prática popular entre tutores de felinos é levá-los esporadicamente ao pet-shop para tosa. Mas será que ela é realmente necessária? Tosar gato quando é mais peludo é praticamente uma regra quando se fala em deixá-lo mais fresquinho e confortável.
Mas e os gatos com pelos mais curtos, eles também precisam da tosa? Separamos um guia que vai responder esta e outras perguntas, além de um breve passo a passo para fazer a tosa higiênica de gato em casa quando a grana tá curta.
Gatos precisam ser tosados?
Países mais quentes e secos geralmente deixam o felino impaciente e com muito calor. Por esse motivo a tosa em gato é importante principalmente em bichanos peludos. Além disso, cortar regularmente e pentear o pet evita que os pelos embaracem e se tornem um problema maior.
Já nos gatos com pelos curtos, não é necessário tosá-los. Isso porque não corre o risco de esses dois contratempos acontecerem com ele, visto que não passam muito calor por terem pelos curtos e que não embaraçam.
Dicas para realizar tosa em gatos
A principal dica para quem tem felino peludo que precisa tosar gato é levá-lo a um pet-shop confiável. Pets que passam por traumas nesse procedimento tornam-se reclusos e ariscos, não só quando são levados para tosar, mas também no dia a dia.
Então, conheça o lugar, procure feedbacks e garanta a segurança do gato tosado. Certifique-se ainda de que ele sempre vá ao mesmo pet-shop para fazer esse procedimento. Uma vez que gatos gostam de rotina, a adaptação será mais rápida e nas vezes em que precisar fazer isso, o pet não sofrerá com as transições.
Quando for tosar gato, não deixe o pet sozinho. Assim, você vê como estão tratando o peludo e ele se sente seguro com sua presença. Se o bichano ficar inquieto com você por perto, saia do campo de visão.
Aliás, quanto mais cedo o bichano for apresentado à tosa para gatos, mais acostumado ele fica. Portanto, garanta esses quatro passos para que o felino se adapte rapidamente.
O pet shop ideal para tosas
Como citado, pet shop com boas avaliações e confiáveis são imprescindíveis na hora de procurar um. Mais do que isso, é possível visitar o local e saber se os procedimentos adotados — seja pelo tosador ou na decoração do ambiente — tornam essa experiência felina menos desconfortável.
Por isso, visite o lugar antes de levar seu amigo de quatro patas a primeira vez e observe pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença. O primeiro passo é reparar se o ambiente da tosa de gato é de vidro e disponível para que qualquer um possa ver o que está sendo feito.
O segundo é prestar atenção se o material está bem higienizado, já que instrumentos sujos podem transmitir doenças. Além disso, analise se o pet shop no geral está limpo. Áreas sujas dizem muito sobre sua qualidade.
Quando for visitar, verifique também se o tosador é delicado e cuida bem do pet. É possível notar se ele está tratando o animalzinho de maneira adequada quando não é bruto e faz o serviço com paciência. Qualquer detalhe inadequado faz toda a diferença no bem-estar do gato.
Passo a passo da tosa em casa
Se a grana está curta e os pelos do bichano estão ficando embaraçados, tosar gato em casa é tranquilo. No entanto, são necessários alguns cuidados. Entre eles, garantir que o gato esteja de bom humor e tranquilo no dia da tosa.
Isso porque gatos estressados ficam inquietos, e isso pode acabar machucando-os durante a tosa. Certifique-se de seguir o passo a passo para obter sucesso nessa experiência.
Banho antes da tosa
Antes de iniciar o processo de corte dos pelos do felino, dê um banho nele em temperatura morna, com o shampoo específico e habitual do pet.
Escolha do local para tosa
Depois do banho, separe os materiais que serão usados para tosa, como, por exemplo, tesoura, aparador, toalha, escova e itens que achar necessário na hora de aparar os pelos.
Em seguida, procure um lugar plano, limpo e com bastante espaço para que consiga colocar os materiais escolhidos, além de maior facilidade ao movimentar o pet para cortar os pelos.
Penteie o gato antes da tosa
Agora que ele tomou banho e está o mais confortável possível, penteie o pet para desembaraçar os pelos e deixá-los iguais. Isso ajuda também para escolher os lugares estratégicos que você deseja cortar, já que vai perceber onde estão os maiores pelos.
Comece a tosar o gato
Enquanto penteia seu amigo, comece a cortar onde achar necessário. O uso de tesouras com mais de um tamanho ajuda a cortar pontos táticos, como orelhas, rabo, mamilo e ânus.
Então, opte por tesouras menores quando for cortar regiões menores, e pela tesoura tradicional quando cortar os pelos em áreas simples, que precisam de menos cuidados. Tente manter o comprimento dos pelos iguais.
Se o pet estiver muito peludo, usar maquininha de corte de cabelo funciona. No entanto, normalmente assusta muito os bichanos. Então, converse com um médico-veterinário antes disso. Desse modo, ele pode indicar um tranquilizante que faça esses procedimentos menos sofridos ao amigo felino.
Agora que você aprendeu como tosar gato em casa e como encontrar um pet shop confiável, entre no blog da Petz e confira outras dicas sobre bem-estar e saúde animal!
Fonte: Blog Petz