Como montar um aquário de água doce?

20 de setembro de 2021

Impossível não ficar admirado com um aquário, eles chamam a nossa atenção pela ornamentação ou pela curiosidade no comportamento dos peixes. Mais do que contribuir com a decoração do local onde o aquário fica, o aquarismo é uma prática relaxante que tem ajudado muita gente, principalmente neste período de pandemia.

Peixes são companhias silenciosas, ocupam pouco espaço e os aquários marinhos ajudam na estética do ambiente. Observar um aquário pode trazer tranquilidade e ajudar a diminuir o estresse, além de ser ótimo para entreter crianças e adultos, mas também é um compromisso. Afinal, os peixes precisam de cuidados com a higiene assim como os outros pets.

O aquarismo é uma prática que exige certo conhecimento técnico para a preservação da vida aquática, por isso, não é só em estética que se deve pensar na hora de montar um aquário. Se você decidiu que o peixe é o seu tipo de pet, ou quer presentear alguém, mas não sabe como começar, aqui vão algumas dicas de como montar um aquário e o que você precisa saber antes de escolher todos os equipamentos necessários.

Escolher seu peixe é o primeiro passo

Escolher o peixe e o que você quer colocar no seu aquário é a parte mais importante, pois todo o investimento em equipamentos, inclusive tamanho do recipiente, será a partir dessa decisão. Isso porque as espécies de peixes que você escolher vão determinar a diversidade do seu aquário e o sistema de filtragem necessária, considerando que alguns peixes sujam a água mais rapidamente que outros, por exemplo; já alguns peixes não se adaptam com a presença de diversidade no ambiente, então é preciso escolher espécies que tenham compatibilidade.

Além disso, os peixes apresentam características gerais, mas cada espécie tem sua individualidade fisiológica, ou seja, exigências ecológicas como temperatura ideal, oxigenação, vegetação, entre outros fatores que são próprios de cada tipo de peixe e que vão te ajudar a proporcionar um ecossistema saudável aos seus pets aquáticos. A partir da escolha dos peixes, você consegue investir no melhor substrato, filtro, plantas aquáticas, tudo para recriar o habitat que deixará seu peixe mais confortável.

Ambiente e equipamentos necessários

A posição do aquário no ambiente influencia diretamente na temperatura da água, portanto, é importante escolher uma localização sem incidência da luz solar e sempre perto de uma tomada. Os tipos de aquários também vão depender das espécies que você escolher. Alguns peixes, por exemplo, gostam de buscar oxigênio também na superfície, então o modelo do recipiente não pode ser muito alto, evitando que ele se canse toda vez que subir para realizar a oxigenação.

O substrato, material que cobre a parte inferior do aquário, ajuda na filtragem e temperatura da água, e pode ser em uma opção de material que se adapte melhor aos hábitos do peixe escolhido. O filtro, o termostato e a luminária são responsáveis pela salubridade do aquário: auxiliam na estabilidade da temperatura, na oxigenação da água e na eliminação de impurezas, contribuindo para a manutenção de um ambiente saudável. É importante escolher um modelo de luminária que não altere a temperatura da água, interferindo na condição do ambiente e prejudicando a saúde dos animais.

A água do aquário

Além dos equipamentos que ajudarão na manutenção do aquário, a água que abastece o lar dos seus peixes precisa de certos cuidados. Antes de recebê-los, a água do aquário precisa de agentes condicionantes, que vão permitir que ela esteja adequada para a saúde do habitat. Os condicionadores de água para aquário servem para tirar cloro e outras substâncias nocivas à saúde dos peixes, sendo necessária sua aplicação a cada abastecimento do recipiente.

Invista na decoração

Os itens de decoração também vão divertir os peixes, então invista em acessórios que além de conforto, ofereça distração aos pets, sempre lembrando de não exagerar na quantidade e deixar espaço livre para que eles possam passear pelo aquário. Procure estabelecimentos especializados para comprar acessórios que não sejam tóxicos, fabricados em material apropriado para peixes.

Alimentação

Instalado o ambiente ideal para os seus peixes, de acordo com as medidas de montagem, não se esqueça da alimentação. Conhecer a espécie dos peixes e seus hábitos alimentares pode ajudar muito na hora de decidir qual ração comprar, respeitando as preferências do animal e garantindo que suas necessidades nutricionais sejam supridas.

No Pet Play você encontra tudo para seu aquário

O Pet Play tem produtos para todos os tipos de pets, sempre com novidades e descontos exclusivos. E o melhor: em parceria com a Petlove, você garante descontos imperdíveis nas compras para seu pet.

No Pet Play você encontra tudo para cuidados animais! São modelos de aquários, filtros, alimentador automático, rações, acessórios e muitos mais.

Baixe o aplicativo no seu Android ou iOS e conheça os produtos e descontos oferecidos.