Quanto custa ter um cachorro por mês?

14 de setembro de 2021

Se você está pensando em um pet para fazer companhia ou presentear um amigo, provavelmente o cachorro foi o primeiro animalzinho da sua lista de possibilidades. Escolha número um dos lares brasileiros, cachorro é sinônimo de companheirismo e alegria, e suas qualidades são reconhecidas inclusive cientificamente, por isso são os animais mais utilizados em terapias, processos de recuperação ou até como orientação de pessoas com deficiência visual (cão-guia). Por esses e tantos outros motivos ele é chamado de “melhor amigo do homem”.

Mas a decisão de ter um cachorro envolve diversas coisas, e a principal é o orçamento desse grande passo, afinal de contas, é fundamental considerar o orçamento na hora de escolher ser um tutor. Ração, coleira, pasta de dente, xampu, banho e tosa, cama, transporte, brinquedos… são tantos itens que as dúvidas acabam surgindo.

Entendendo os gastos…

A primeira coisa a se pensar é que alguns itens como caminha, vasilhas para água e comida, transporte, coleira etc., fazem parte do equipamento de segurança básica do animal e oferecem um tempo de utilidade maior, ou seja, são itens que você não precisa se preocupar em comprar mensalmente, pois apresentam durabilidade. Entretanto, com tanta oferta no mercado, é preciso escolher com cuidado, considerando material, tamanho e como seu cão vai se adequar ao item; tudo pensando no conforto do novo membro da família.

Alimentação

A alimentação precisa fazer parte do orçamento mensal do lar que abriga um cãozinho. Atualmente, o mercado oferece uma variedade de rações e quitutes para cachorro, deixando os tutores mais à vontade na hora de decidir entre o mais barato e o mais caro. O importante na hora da compra é saber a necessidade do seu cachorro e o valor nutricional do produto, pois são fatores que podem fazer diferença no bolso. O porte e a idade do cachorro, juntamente com a prática de atividades físicas, influenciam no cálculo da quantidade que deve ser fornecida e quantas refeições são necessárias diariamente. Além de ajudar a manter a boa saúde do animal, esse cálculo ajuda a economizar no orçamento, já que a alimentação acontece adequadamente e não há desperdício de alimentos.

Tapetes higiênicos

Se o novo lar não oferecer um espaço adequado para que o cachorro descarte urina e fezes, ou se o tutor sair pouco de casa, os tapetes descartáveis para pets entram na lista de gastos mensais, já que servem à uma atividade frequente do animal. São vários modelos com diferentes tamanhos e níveis de absorção, vale pesquisar bastante antes da compra para economizar.

Medicamentos, antipulgas, vermífugos

É importante sempre levar ao veterinário, conhecer o estado de saúde e entender as necessidades do seu bichinho de estimação a curto e longo prazo. Alguns cachorros podem apresentar doenças crônicas, seja por problemas hereditários, seja por velhice, eprecisam de acompanhamento profissional e medicamentos frequentemente. Dependendo da condição de saúde do animal, do lugar onde ele mora e dos lugares que frequenta, medicamentos entram na lista de gastos mensais.

Além das vacinas indicadas – algumas disponibilizadas gratuitamente em campanhas –, vermífugos e antipulgas são essenciais para evitar parasitas que transmitem doenças, e em alguns casos os remédios devem ser aplicados uma vez ao mês.

Passeadores, Pet Sitters (ou Pet Nanny), adestramento

Apesar de serem animais domésticos, cachorros não podem só ficar em casa, sem contato com o mundo exterior. Eles precisam correr, brincar, ver coisas, sentir cheiros e texturas diferentes. Mas às vezes a falta de tempo do tutor acaba privando o animal de passeios fundamentais à sua saúde. Por isso, alguns tutores podem optar por passeadores profissionais, um serviço para quem não tem disponibilidade de tempo para essa atividade tão importante para a saúde mental e física do animal.

Outro serviço que pode ajudar é o pet sitting. O pet sitting é uma babá de pet, ou seja, ele vai um pouco além dos passeios, pois cuida da alimentação, administração de remédios, entre outras atividades que podem ser combinadas diretamente com o profissional de escolha. O mais legal desses serviços é que atendem em domicílio e você escolhe de acordo com sua necessidade e pode se planejar antes de contratar, assim fica mais fácil economizar. Já o adestramento, dependendo de seu objetivo, demanda um número mínimo de aulas para os treinos.

No Pet Play app você encontra tudo isso e muito mais!

Se você quer saber mais sobre cuidados com os animais, rações, acessórios, cuidados veterinários, o aplicativo Pet Play pode te ajudar. Além de te ajudar a cuidar da saúde do seu cachorro, com cadastro de cuidados e serviços do seu animalzinho, o Pet Play oferece descontos em lojas parceiras, assim você pode cuidar do seu pet e ainda economizar.

E os benefícios são para toda a família! Quanto mais tarefas cadastradas, mais descontos você ganha. O aplicativo garante descontos para o seu pet, em produtos de beleza, aparelhos eletrônicos e muito mais!

Baixe o Pet Play no seu iOS ou Android!