Pássaro de estimação: veja quais espécies é permitido ter em casa
8 de abril de 2020
Só quem tem ou já teve um pássaro de estimação sabe a alegria que ele leva para dentro de casa. Com cores exuberantes e habilidades que em muitos casos incluem o canto, eles deixam nossos dias mais encantadores e festivos. Mas você já se perguntou quais são as espécies que podemos ter em casa?
No Brasil, o órgão que determina quais são as espécies liberadas para criação em cativeiro é o Ibama. Isso, porque ele divide as raças permitidas em dois grupos: pássaros domésticos e pássaros exóticos.
A seguir, vamos descobrir quais são as diferenças entre eles e quais são as espécies de pássaros de estimação permitidas?
Conheça quais são as espécies de pássaros domésticos
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que para essa lista foram consideradas somente espécies da ordem dos passeriformes. Portanto, ficaram de fora as criadas em casa com frequência, como calopsita, periquito e papagaio, todas da ordem dos psitacídeos.
Os pássaros domésticos são aqueles que não exigem documentação para serem criados em casa. No entanto, é importante que a compra seja feita em um local de confiança, como a Petz. Isso garante que o pet nasceu em cativeiro e é manejado de forma adequada, reduzindo as chances de ele apresentar problemas de saúde e comportamento.
Abaixo, confira os tipos de pássaros domésticos considerados pelo Ibama:
Diamante-de-gould
A principal característica desse pássaro de origem australiana são as cores bem definidas e exuberantes. Ainda que a natureza seja a grande responsável por isso, o ser humano também deu uma forcinha: a coloração que conhecemos hoje é resultado de muitos cruzamentos seletivos.
Entre as cores mais vistas na espécie estão: roxo, laranja, verde, azul, vermelho, amarelo e preto. Além disso, ela mede cerca de 14 cm e pode viver até 10 anos.
Manon
Originário do oriente, mais precisamente da China, o manon tem cores bem menos chamativas que as vistas no diamante-de-gould. Sua coloração costuma incluir somente tons sóbrios, como preto, branco e marrom.
No entanto, é muito dócil e conhecido por uma habilidade especial: por cuidar muito bem de seus filhotes, os manons são muito usados por criadores como amas-secas. Medem cerca de 11 cm e podem viver até 10 anos.
Diamante-phaeton
Também conhecido como tentilhão-escarlate, o phaeton é outro pássaro de estimação de origem australiana liberado pelo Ibama. Como seu nome popular sugere, a espécie chama a atenção por seu corpo quase inteiramente vermelho.
Quanto ao temperamento, estão entre os poucos pássaros de origem australiana considerados um pouco agressivos e territorialistas. Medem cerca de 14 cm e vivem até os 10 anos.
Canário-do-reino
É o famoso canarinho! Também conhecido como canário belga, tem como duas de suas principais características o corpo amarelo e o canto. Afinal, quem nunca ouviu a expressão “cantar como um canarinho”?
Originária das Ilhas Canárias, acredita-se que os canários tenham acompanhado os exploradores na época das grandes navegações. Eles também teriam sido usados por mineiros de carvão como alarme a respeito de vazamento de gás. Medem aproximadamente 12 cm.
Diamante-mandarim
Originária da Austrália e uma das espécies de pássaros domésticos mais populares, o diamante-mandarim chama atenção pelos padrões vistos nas penas, como listras e pontilhados.
Além disso, alguns indivíduos também se destacam na aparência pelas bochechas alaranjadas, que contrastam com o tom cinza do corpo. São sociáveis e preferem viver em pares. Medem cerca de 11 cm.
Essas são todas as espécies de passeriformes consideradas domésticas pelo Ibama atualmente. Você pode conferir a lista completa com todas as espécies de aves, invertebrados e mamíferos que também se encaixam na categoria clicando aqui.
Pássaros exóticos
Além das raças de pássaros domésticos, o Ibama também permite a criação de alguns pássaros exóticos. Nesse caso, para tê-las em casa é preciso ter uma documentação especial.
Esse documento garante que o animal foi criado em cativeiro por criadores regulamentados, portanto, não retirado diretamente da natureza. Esses pássaros também devem possuir anilhas que são o “RG” do pet.
Abaixo, você confere quais são as espécies exóticas que podem ser mantidas como pássaros de estimação. Isso, claro, desde que adquiridas de forma legalizada:
- Diamante-sparrow e mutações;
- Star Finch e mutações;
- Calafate e mutações;
- Bavete-cauda-longa e mutações;
- Bavete-cauda-curta e mutações;
- Bavete-mascarado e mutações;
- Bichenov e mutações;
- Diamante-modesto e mutações.
Lembre-se: ao comprar um pássaro de estimação de vendedores não legalizados, você contribui para o tráfico de animais, responsável pela morte de milhares de bichos anualmente.
Na sessão Safári, presente em algumas unidades da Petz, você encontra diversas espécies de pássaros permitidas para se encantar e escolher. Verifique a disponibilidade do serviço na unidade mais próxima a você!
Fonte: Blog Petz