Como tratar e evitar a gastrite em gatos?
24 de maio de 2021
Bichano enjoado, evitando comer e vomitando? Pode ser um caso de gastrite em gatos! Saiba que suas causas são variadas e muitas delas podem ser evitadas. Confira dicas e veja o que fazer!
O que é gastrite em gatos?
A gastrite em gatos é uma inflamação no estômago. Ela pode ser considerada primária, quando é originada de uma alteração fisiológica do organismo do animal, ou secundária, quando é decorrente de uma doença, por exemplo.
O que causa gastrite em gatos?
As gastrites resultantes da alimentação incorreta ou muito espaçada, por exemplo, podem ser evitadas. Por isso, é importante o tutor saber o que provoca gastrite em gatos para que possa diminuir as chances de o animal adoecer. Dentre as possíveis causas estão, por exemplo:
- Administração inadequada de alguns anti-inflamatórios;
- Uso de alguns medicamentos, como quimioterápicos, corticosteroides, entre outros;
- Ingestão de plantas tóxicas;
- Muito tempo sem se alimentar;
- Ingestão de produto químico;
- Neoplasias;
- Formação de bolas de pelos devido à ingestão ao se lamber;
- Infecções bacterianas como a causada pela Helicobacter spp;
- Doença inflamatória intestinal;
- Pancreatite;
- Alergia alimentar;
- Doença hepática;
- Doenças parasitárias;
- Doenças renais.
Quando desconfiar que o bichano está com gastrite?
Como saber se o gato está com dor de barriga? A primeira coisa que o tutor costuma notar, no caso de gastrite em gatos, é que o pet está vomitando. Vale lembrar que vômito é diferente de regurgitação. No segundo caso, o animal não faz esforço muscular, e o alimento é eliminado sem ser digerido.
Por outro lado, quando o bichano vomita, ele tem a contração muscular, e o alimento comumente está digerido. Além disso, é importante lembrar-se de que o gatinho vomitar uma vez não significa necessariamente que ele tenha gastrite.
Afinal, nessa espécie, é comum que os animais vomitem para eliminar pelos que tenham sido ingeridos enquanto eles se lambiam. Assim, se o gato vomitar uma vez e sair apenas pelos e um líquido, não se preocupe.
Entretanto, caso o gato esteja vomitando com frequência, é possível que seja um caso de gastrite em gatos. Além disso, a gastrite em gatos tem sintomas como, por exemplo:
- Apatia;
- Desidratação;
- Hematêmese (vômito com sangue);
- Anorexia;
- Gato com dor de estômago;
- Melena;
- Dor de barriga em gatos.
Como é feito o diagnóstico?
Para saber como tratar gastrite em gatos é preciso levar o bichano ao médico-veterinário. Durante a consulta, além do exame físico, é provável que o profissional solicite exames complementares. Para que possa descobrir a origem da gastrite em gatos, ele pode solicitar:
- Radiografia;
- Ultrassonografia;
- Hemograma;
- Bioquímico, entre outros.
E o tratamento? Como é feito?
O tratamento é baseado na causa da gastrite em gatos. No geral, o médico-veterinário prescreve um antiemético e um protetor gástrico. Além disso, é comum também que o bichano precise receber fluidoterapia para repor o líquido que perdeu no vômito.
Também se deve garantir que o animal possa se alimentar várias vezes por dia, em pequenas porções. Para isso, o tutor deverá dividir a quantidade de ração ofertada diariamente em 4 a 6 porções. Isso evita que o bichano fique muito tempo sem comer, o que pode tanto causar como piorar quadros de gastrite em gatos.
Como evitar gastrite em gatos?
- Não deixe o pet muitas horas sem comer. Veja a quantidade de ração que ele precisa ingerir por dia e divida em 4 a 6 porções para serem dadas no decorrer das horas;
- Garanta que ele tenha acesso à água fresca o dia todo;
- Ofereça uma alimentação de qualidade a ele, seja ela natural ou ração;
- Escove o felino para evitar que ele engula pelos que possam formar bolas no estômago;
- Mantenha a vacinação do pet em dia;
- Vermifugue o bichinho corretamente.
Fonte: Blog Seres