Saiba quais são os legumes que cachorro pode comer

22 de março de 2021

Aspargos com pedacinhos de tomate e cebola. Parece uma refeição saudável? Para você, pode ser. Mas para o seu cão a mistura pode ser perigosa. Veja abaixo quais são os legumes que cachorro pode comer ou não, além de dicas de cuidados você deve tomar com cada ingrediente!

Legumes na grama

Aspargos

O aspargo não é proibido na alimentação dos cães, mas não faz muito sentido oferecê-lo a eles. Cru, é difícil de ser mastigado. Cozido, ele perde nutrientes.

Batata

A batata inglesa é rica em uma substância chamada solamina, que é capaz de deprimir o sistema nervoso central e provocar problemas gastrintestinais. Na batata, porém, mais de 90% da solamina está na casca.

Portanto, se você descascar a batata e cozinhá-la em água fervente, ela se torna uma opção segura entre os legumes que os cães podem comer. Mas, atenção: micro-ondas e cozimento a vapor não destroem a solamina, cujos teores são os mais altos em batatas cruas, germinadas e esverdeadas.

Batata-doce, inhame e mandioquinha

Cozidos, são as melhores opções de legumes para os cães, porque não contêm solamina.

Brócolis

Pode ser consumido pelos cães em quantidades muito pequenas, porque contém isotiocianatos, moléculas que podem causar irritação gástrica de leve a intensa na espécie. É o mesmo caso da couve-flor e do agrião. Além disso, há relatos de obstruções esofágicas causadas por talos de brócolis. Portanto, cautela.

Cebola

Os cães não devem comer cebola. Junto com o alho-poró e a cebolinha, ela faz parte de uma família de plantas chamada Allium, que é venenosa para a maioria dos animais de estimação, especialmente para os gatos.

Substâncias presentes na cebola podem causar problemas gastrintestinais e ruptura dos glóbulos vermelhos do sangue. A intoxicação por cebola é mais grave em raças japonesas de cães, como Akitas e Shibas, mas toda a espécie é suscetível ao problema.

Cenoura

Dos legumes que os cachorros podem comer, a cenoura é um excelente lanche. Possui baixa caloria, é rica em fibras e em betacaroteno, que produz vitamina A. Além disso, ao triturar a cenoura, o cão vai promovendo a limpeza mecânica dos dentes.

Cogumelo

Evite! Embora apenas 50 a 100 das 50.000 espécies de cogumelos do mundo sejam tóxicas, as que são venenosas podem realmente colocar a vida do cão em risco. Portanto, melhor prevenir.

Ervilha

Na lista de quais legumes o cachorro pode comer, as ervilhas são liberadas. Frescas ou congeladas, eles podem ser misturas à ração, no prato do cão. Eles costumam gostar. As ervilhas têm várias vitaminas, minerais e são ricas em proteínas e fibras. Evite, porém, as enlatadas, que têm muito sódio.

Espinafre

Sim, os cães podem comer espinafre, mas esse não é o prato ideal para eles. O espinafre é rico em ácido oxálico, que bloqueia a capacidade do corpo de absorver cálcio e pode levar a danos nos rins. Embora seu cão precise comer uma quantidade muito grande de espinafre para ter esse problema, talvez seja melhor optar por outro vegetal.

Pepinos

Pepinos são especialmente bons para cães com excesso de peso, pois contêm pouco carboidrato e pouca gordura. Eles são ricos em vitaminas K, C e B1, além de potássio, cobre, magnésio e biotina.

Feijão

Sim, seu cachorro pode comer legumes como esse! Todos os tipos de feijão verde são seguros para os cães. É um alimento rico em vitaminas, fibras e minerais e de baixa caloria.

Tomate

O fruto é seguro para os cães, mas as partes verdes da planta contêm a solamina, mesma substância tóxica presenta na batata. Portanto, não dê folhas do tomateiro ao cachorro. Berinjela, jiló e pimentão também têm solamina, mas em teores baixos e que costumam ser bem tolerados pelos cães.

Pessoa segurando legumes

Vale ressaltar que seguimos o critério do senso comum para separar frutas e legumes. Os adocicados são frutas. Os demais, legumes. Não seguimos o critério científico de fruto, porque, se o. fizéssemos, o tomate não estaria nesta lista.

De todo modo, não se esqueça de que a dieta ideal para seu amigo de quatro patas deve ser feita de acordo com a avaliação de um médico-veterinário. Aproveite e agende já a consulta do peludo no Seres!

Fonte: Blog Seres