Cachorro com focinho quente? Veja o que pode ser
15 de março de 2021
Há muita gente que acredita que cachorro com focinho quente está com febre, mas as coisas não são bem assim. Existem vários mitos envolvendo essa parte do corpo do peludo. Você também tem diversas dúvidas? Então conheça algumas informações sobre o nariz dos cachorrinhos!
Cachorro com focinho quente está com febre?
Mito! Se o tutor apenas notar o cachorro com focinho quente, e o peludo não apresentar nenhum outro sinal clínico, provavelmente ele não tem nada. A história de que cachorro com nariz quente é febre não é real, pois há várias causas para isso. Dentre elas:
- Cães têm a temperatura normalmente mais alta do que a nossa;
- A temperatura do ambiente está alta;
- O animal estava tomando sol;
- O dia está mais seco,
- O pet está em um local com pouca ventilação.
O que pode ser o cachorro com focinho quente e ofegante?
Você sabia que o cachorro não tem glândulas sudoríparas, ou seja, ele não sua? No entanto, precisa trabalhar para manter a temperatura do corpo. Para isso, eles fazem a troca de calor pela língua, pelo coxim plantar (almofadinha da patinha) e pelo focinho.
Quando o pet fica cansado ou no sol, e a temperatura do corpo aumenta, naturalmente ele faz essa troca de calor. Por isso, o tutor pode ver o cachorro com focinho quente e ofegante.
Nesse caso, o focinho quente é febre? Não! O peludo apenas está tentando regular a temperatura do corpo e logo ficará bem. No geral, se ele for colocado em um ambiente fresquinho, em pouco tempo voltará a respirar normalmente e ficará com o focinho mais frio.
No entanto, caso o dia esteja frio, o animal não tenha feito nenhum exercício nem corrido, essa alteração na respiração pode ser um sinal de alerta. Por isso, se o tutor perceber o animal com a frequência respiratória alterada e notar qualquer outro sinal clínico, deve levá-lo ao médico-veterinário.
E se o cachorro estiver com o nariz quente e catarro?
Se o tutor perceber o cachorro com nariz quente e com secreção, deve ficar atento. Embora isso não signifique que o animal está febril, o fato de haver secreção nasal pode indicar que ele está doente. Dentre as inúmeras possibilidades há:
- Gripe;
- Pneumonia;
- Cinomose,
- Sinusite.
Como nesse caso o focinho quente em cachorro está associado a um sinal clínico, é importante que o tutor leve o animal para ser examinado pelo médico-veterinário. O profissional vai poder avaliar o peludinho, auscultar o pulmão e definir um diagnóstico.
É possível que ele peça alguns exames laboratoriais para confirmar as suspeitas clínicas. O tratamento vai variar de acordo com a causa. Se for pneumonia, por exemplo, o bichinho poderá receber antibiótico e, em alguns casos, pode até ter que ficar internado. Tudo dependerá da avaliação do profissional.
O peludo está com o nariz quente e inchado, e agora?
Esse também é um sinal de alerta, afinal, sempre que o focinho de cachorro quente estiver associado a qualquer outro sinal clínico, ele pode estar doente. Nesse caso, o animal pode:
- Ter sofrido um trauma na região, como uma pancada, por exemplo;
- Ter levado uma picada de inseto ao “caçar” uma abelha ou formiga;
- Ter ferido o local e estar com uma inflamação/infecção na região.
Para saber o que aconteceu com o cachorro com focinho quente e inchado, o tutor precisa levar o animalzinho para ser examinado pelo médico-veterinário. É importante ir logo, pois se ele tiver sido picado por um animal peçonhento, por exemplo, precisa de atendimento rápido.
Como evitar que o focinho do pet fique quente?
Na verdade, não há como garantir que não vai ver o cachorro com focinho quente, pois isso depende também de fatores ambientais. Sem contar que os peludinhos precisam tomar sol e brincar, ou seja, pode acontecer de o nariz ficar com a temperatura mais alta. No entanto, o tutor pode:
- Garantir que o pet tenha um ambiente fresquinho para se deitar, mesmo no calor;
- Manter a água do peludo fresquinha para garantir que ele fique hidratado;
- Vaciná-lo em dia, para protegê-lo de diversas doenças;
- Ficar atento a qualquer sinal clínico que ele apresente, além do cachorro com focinho quente, para que possa levá-lo ao médico-veterinário.
Fonte: Blog Seres